Friday, May 25, 2007

AULA 19: CAMPANHA NEGATIVA NAS MÃOS DE BORIS

O filme Boris foi dirigido por Roger Spottiswoode e, mostra em 98 minutos, uma virada estratégica de três marqueteiros americanos que conseguem a impensável reeleição de Boris Yeltsin, em 1996, nas presidenciais russas.
Quando George Gorton, Dick Dresner e Joe Shumate chegam a Moscovo faltam 109 dias para as eleições e o seu candidato está com seis por cento de voto contra 30 por cento do comunista Zyuganov.
Ao longo do filme existem alguns momentos de campanha negativa:

1. Slogans como “Mantenha a Rússia em segurança (eram mostradas imagens dos massacres bolcheviques de 1917 sobre o povo russo) e “Votem no Ieltsin para bem dos vossos filhos” (cartaz colocado em frente a ex-combatentes depois destes tentarem vender as suas medalhas).


2. O facto de darem a entender que Zyuganov, candidato da oposição, queria regressar aos tempos da Idade Média e perseguir os reformistas e estagnar a economia.



3.“Pelotões da Verdade", isto é apoiantes de Yeltsin que iam aos comícios do adversário com o intuito de o vaiar.



4. Sabotagem das sondagens e publicação de uma alteração no jornal, isto para mostrar que Boris Ieltsin não estava atrás de Zyuganov com 20 pontos mas sim com um avanço de três em relação ao adversário.

No comments: