Monday, January 8, 2007

AULA 3: O MARKETING SEGUE-NOS!

O conceito contemporâneo de Marketing engloba a construção de um satisfatório relacionamento a longo prazo do tipo ganha-ganha no qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam. O marketing foi criado para atender as necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo. É também amplamente usado para "vender" ideias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida.

Exemplos como os que vemos no dia-a-dia na venda de colchões, louças, cartões de férias…. O caso do Key Club é manifesto já que as pessoas são convidadas a receber um prémio de quatro dias de estadia no Algarve, Ilhas Canárias ou Rio de Janeiro e na entrega do respectivo é-lhes dado a conhecer a empresa que lhe oferece o “miminho”.
Ao fim de duas horas, alguns dos convidados, alucinados com o que ouviram e depois de realmente verem as vantagens, assinam um contrato que lhes dá direito a descontos alucinantes na área do lazer…quem não gostava de ir ao Brasil por apenas 200euros ou passar um fim semana na Quinta da Lagoa, em Mira, por 20 euros??? Mas não só…têm ainda direito a um seguro de vida, um seguro de saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, um cartão MasterCard que acumula pontos dando estes lugar à troca de viagens, fins semana…tudo isto interligado a um cartão de identificação de sócio do Key Club que além de o identificar nas reservas também dá lugar a descontos no dia-a-dia na área do comércio, serviços ou saúde, de 10 a 50%.
No início, todos chegam a pensar que lhe vão impingir algo como um colchão ou uma panela mas a realidade é que saem satisfeitos com um serviço para quinze anos que pagarão apenas em quatro, isto é, 48 cotas!

O promotor altera a forma como normalmente comunica pois tem em mente alcançar determinado objectivo. O produto não se vende sozinho pelo que é preciso lutar pelo espaço mediático.
Podemos considerar esta uma forma de marketing directo pois o promotor oferece, no fim, 10 000 pontos para que o consumidor possa comprovar o serviço.


Será que não devemos acordar e levar o marketing mais a sério?
Claro que o marketing é agressivo e idêntico ao de todas as outras empresas, via telefone oferecendo alguma coisa em troca da deslocação a determinada sala, mas se não fosse assim como chegariam os promotores aos potenciais clientes???
Claro que quanto mais directa for a forma como se promove pior, mais desconfiança gera sendo que a existência um intermediário introduz credibilidade. Todas as empresas procuram o “boca a boca”; neste caso quem sair satisfeito e continuar o máximo de tempo possível irá dar a conhecer a amigos, familiares e conhecidos, o que é proveitoso, exemplo do “product placement” (telenovelas e filmes) ou da “publireportagem”, que recorrem à intermediação.

Acções de marketing na maioria das vezes trazem um volume grande de trabalho para o departamento. Neste caso envolve vários, desde o telemarketing que contacta as pessoas através dos dados de cupões que estas preencheram em feiras ou supermercados até à recepcionista e promotores, terminado com o apoio ao cliente a ligar ao fim de três dias a confirmar se o cliente está esclarecido, se quer continuar dando-lhe o número de sócio e accionando todo o processo para que o interessado receba em casa os cartões respectivos e toda a informação adicional.
Este exemplo leva-nos a vários conceitos de marketing que, no fundo, se direccionam para o mesmo:
- Como uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005).
- Como um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).
- Como a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (KOTLER e ARMSTRONG, 1999). O Key Club apresenta-se como uma
Cooperativa de Benefícios onde os preços são inéditos!
- Como actividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos (RICHERS, 1986).
- Como o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação da sua produção até ao momento em que é adquirido pelo consumidor (Dicionário Michaelis).
- Como o conjunto de estratégias e acções que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor. (Dicionário Novo Aurélio).

Esta é uma forma de encontrarmos o Marketing, mas uma simples ida ao hipermercado, uma publicidade feita ou vista na rua ou televisão através de campanhas promocionais por exemplo… também são formas de marketing!!!
O Marketing surgiu como resposta à necessidade que as empresas têm de promover e dar a conhecer os seus produtos a uma sociedade com uma concorrência cada vez mais competitiva e feroz. Como tal, é uma técnica que auxilia outras ferramentas em que se destacam a publicidade que está cada vez mais direccionada para a manutenção da marca, isto é:
.Orientação para a produção: a questão para as empresas era produzir e não vender. Aqui, o papel do marketing é, essencialmente, entregar produtos em locais onde possam ser comprados.
.Orientação para o produto: considera que os consumidores prefiram os produtos de melhor qualidade e desempenho e aspectos inovadores. Portanto, as organizações deveriam esforçar-se para aprimorar os seus produtos permanentemente.
.Orientação para as vendas: o propósito da empresa é vender o que fabrica e o que o mercado ou o cliente deseja, ou seja, preocupação com o curto prazo não valorizando se o cliente ficou ou não satisfeito.
.Orientação para o cliente (conceito de marketing): a função principal da empresa não é mais produzir e vender, mas satisfazer o consumidor, consultando-o antes de produzir qualquer coisa, via estudos de mercado. Caso seja favorável, oferecer-lhe produtos, serviços ou ideias de qualidade e valor para que os consumidores voltem a comprar e a falar bem da empresa.
.Orientação para o marketing socialmente responsável: sustenta que a organização deve determinar as necessidades, desejos e interesses do mercado-alvo e então proporcionar aos clientes um valor superior, de forma a manter ou melhorar o bem-estar de toda a sociedade.
.Orientação para o marketing holístico: a empresa deve tentar compreender e administrar toda a complexidade envolvida na gestão de uma empresa.

Marketing é uma forma de mostrar ao consumidor que se leva mais qualquer coisa além do produto adquirido, concretizemos esta ideia com o caso de marketing pessoal de David Beckham. A imagem com que o jogador do Real Madrid aparece e vende, quer seja o penteado ou os brincos que usa. Quem consome as réplicas das camisolas com que ele joga, compra uns brincos iguais aos dele, ou até mesmo use o mesmo corte de cabelo, acaba por ter uma satisfação acrescida, além do produto físico.
As primeiras coisas a serem definidas em qualquer planeamento de marketing é saber quem são os seus consumidores e qual exactamente é o seu mercado-alvo. Por maior e mais poderosa que seja nenhuma empresa pode fazer um bom trabalho em todos os mercados e satisfazer todas as suas necessidades. Segmentar o mercado é dividi-lo em grupos com características e interesses semelhantes. É imperativo encontrar um segmento de mercado onde estão os clientes em potencial com necessidades similares àquelas que a empresa deseja e pode atender.
Uma oferta de marketing só alcançará êxito se proporcionar valor ao seu mercado-alvo. O cliente recebe benefícios e assume custos, por isso definimos valor como a razão entre tudo aquilo que o cliente recebe e tudo o que sacrifica ao fechar um acordo. É muito mais complexo do que uma simples troca comercial. Os benefícios incluem benefícios funcionais e emocionais, os custos incluem custos monetários, de tempo, de energia e psicológicos.
O cliente está sempre a optar por diferentes ofertas de valor e escolherá sempre aquela que lhe oferecer a melhor relação custo-benefício. O profissional de marketing deve aumentar o valor da oferta para o cliente com diversas estratégias, como o aumento de benefícios e redução de custos.


AULAS 1 e 2: APRESENTAÇÃO DO BLOG
Estratégias da Comunicação, com João Paulo Meneses.

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