Monday, June 4, 2007

AULA 22: AS MANOBRAS DE BREAN E OS ESTRATEGAS DE IELTSIN








No filme MANOBRAS DA CASA BRANCA, o presidente dos Estados Unidos vê-se envolvido num escândalo sexual, isto a onze dias antes das eleições que já o anteviam como vencedor.
Com isto, colocava-se o objectivo de conseguir a reeleição do presidente distanciando todos do escândalo sexual. Para tal, foi chamado o “mr. fix it”, um spin doctor. Conrad Brean começa por adiar a chegada do presidente, que se encontrava em visita oficial à China, para poderem engendrar um plano para a conferência de imprensa sobre o escândalo sexual. Revelam então que o presidente está doente. Assim, conseguem distrair a opinião pública e minimizar os efeitos da campanha negativa lançada pelo senador Neal, líder da oposição.
Todavia, era necessário distrair os media por mais alguns dias, até à eleição, e Brean decide “inventar” uma guerra fictícia que durante duas semanas é acompanhada pelos telejornais norte-americanos. A Albânia é escolhida como “palco” da história: “terroristas albaneses colocaram uma mala-bomba no Canadá”. Sai então a notícia e entram em guerra.
Contudo, a CIA descobre a realidade e faz sair a notícia de que a guerra havia terminado pacificamente. Ainda faltavam alguns dias para as eleições e a “equipa” do presidente lança uma nova notícia: “soldado americano fica na Albânia”, divulgando a imagem de um jovem com rasgos na camisola que supostamente quereriam dizer em código morse. Depois deste segundo boato, o candidato avança com uma vantagem de 86%, acabando mesmo por vencer as eleições com larga maioria.

Podemos então concluir que o spin doctor do presidente conseguiu realmente captar a atenção dos media para si e para o empenho do seu governo em salvar os americanos e manter a paz em detrimento da divulgação do escândalo sexual.



Existem, portanto, pontos em comum entre Conrad Brean e os consultores de Ieltsin (George Gorton, Dick Dresner e Joe Shumate):

1.Os dois filmes são produções baseadas em factos reais, onde são chamados estrategas com o intuito de mudarem a imagem do presidente, apesar do filme Manobras da Casa Branca apenas nos remeter para o caso Mónica Lewinsky e não dar o episódio como confirmado.

2.Tanto Brean como os três spin doctors de Ieltsin são contratados para garantirem a reeleição do presidente, sendo que nenhum tem contacto directo com o próprio. O presidente não mostra a cara ao longo do filme.

3. Os consultores utilizam, durante as duas películas, focus group e soundbites. A campanha negativa também está presente, sendo que neste filme é feita, inicialmente, pelo senador Neal, da oposição, mudando a favor do presidente que tem por trás Brean. No Boris também temos alguns casos.

4.É implementado sempre algo fictício, como é o caso da “guerra criada” por Conrad Brean para desviar as atenções do escândalo sexual decorrido na Casa Branca e da mudança de aparência de Boris Ieltsin, sugerida pelos seus três conselheiros, passando este a mostrar-se mais sorridente e comunicativo com os seus eleitores beijando as crianças e plantando uma árvore.

5. Há manipulação da realidade a fim de desviar as atenções dos media e, ao mesmo tempo, distrair a opinião pública, tanto que no Wag the Dog é bem explícita a expressão de que “é verdade porque passou na televisão”. É bem demonstrada a necessidade de controlar uma sociedade, objectivo concretizado no final com a vitória das eleições presidenciais tanto num caso como no outro.

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